17.7.06

REGRESSO AO "PUTO"

POR FIM, O DIA DE REGRESSO AO "PUTO" CHEGOU

- Em 14Abr72, o 1º escalão da Companhia marchou de Bessa Monteiro para Luanda (C,M. do Grafanil);
- Em 17 Abr72 marchou para Luanda, por via aérea, o Comandante de Companhia, 1º Sargento Catarino (Mat de Guerra) e Furriel Mecânico Gonçalves;
-  Em 20Abr72 o 2º escalão da Companhia marchou de Bessa Monteiro para Luanda (C.M.do Grafanil);
- Em 25Abr72 o pessoal embarcou nos Transportes Aéreos Militares (TAM), nos "Boeing 707", de regresso à “Metrópole”. Chegados a Lisboa ao fim de 8 horas de voo, são transportados para o Regimento de Artilharia 1, Encarnação, Lisboa. Os Continentais regressam a suas casas e os Açorianos foram embarcados num avião da TAP com destino a Ponta Delgada, os de S. Miguel e noutro com destino às Lajes, os da ilha Terceira e restantes ilhas. A partir de Angra do Heroísmo foram distribuídos pelas ilhas respectivas através de transporte marítimo (no caso do Faial foram numa embarcação a que chamavam Iate Espirito Santo).
- Em 8Maio72 regressou à Metrópole o Comandante de Companhia e os elementos que com ele ficaram a fazer a “quitação” da Companhia.
LUANDA - AEROPORTO- 25ABR72  
Em 1970, com recurso a vários subterfúgios, foi possível a Portugal comprar dois Boeing 707 para a TAP e depois transferi-los para a frota dos TAM (Transportes Aéreos Militares). A primeira viagem para Luanda fez-se em 1971, numa ligação que, com os aparelhos a jacto, só durava dez horas, o que melhorou significativamente o esforço para manter a ligação aérea com o Ultramar. Na "Metrópole" o movimento de passageiros e carga era feito através do Aeródromo Base nº 1 (AB1), no Figo Maduro, em Lisboa.
O pessoal de bordo era da Força Aérea, circulando, nessa altura, várias anedotas relativamente "às hospedeiras de bordo", que era feito por Praças da Força Aérea.
BOEING 707


O Resende nas suas navegações pela net, em sites de aviação, encontrou notícias sobre os Boeing 707 da FAP.

Num site italiano sobre aviação, apareceu um vídeo que está à venda em DVD sobre estes dois aviões que estão ao serviço da Força Aérea Italiana como aviões de reabastecimento em voo. Como é sabido, depois da descolonização e do fim da guerra, os Boeing 707-300 da FAP passaram para a transportadora TAP, e esta manteve-os pouco tempo em serviço dado os motores com que vinham equipados serem de modelo diferente da restante frota de 707, tendo-os vendido à Força Aérea Italiana que os transformou em aviões tanque de reabastecimento em voo para os seus caças.

Quem quiser ter acesso ao visionamento do vídeo, e recordar os saudosos 8801 e 8802 basta ir ao site: www.toscanavolo.it/dvd-pratica2007.html

Outro site onde podem ver fotos dos 707, é o da Força Aérea Italiana: http://www.aeronautica.difesa.it/

Os Boeing 707 marcaram uma época da aviação comercial e na FAP estiveram ao serviço desde 1971 transportando milhares de militares de e para as ex Colónias. Estavam sediados no AB1 na Portela ao serviço dos TAM, na época Agrupamento de Transportes Aéreos Militares, tendo a FAP possuído dois aparelhos na versão 707-300 que é a versão mais alongada destes aparelhos, dado que além desta, existirem, ainda, a versão 100 e a 200.

Dimensões:

Comprimento: 46.61 m

Envergadura: 44.42m

Altura: 12.93

Peso / Cap. Carga

Peso vazio: 66406 kg

Peso máximo/descolagem: 151315 kg

Número de suportes p/ armas: 0

Capacidade de carga/armamento: 40324 kg

Tripulação / passageiros: 2+2+189

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